segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Carl Philipp Emanuel Bach




       Carl Philipp Emanuel Bach nasceu em Weimar na Alemanha em 8 de Março de 1714. Foi um compositor do período conhecido como Rococó ou Galante, que marca a transição entre o final do Barroco e início do Classicismo.
        O Estilo Galante tinha como objetivo fazer uma música sentimental, humana, sensível e capaz de comover. Era uma arte cortesã, intimista, dominada por uma melodia rica em ornamentações e sustentada por um acompanhamento harmônico sensível (FRANCISCO, 2004, p. 13 ).
        Filho de Johann Sebastian Bach e Maria Bárbara Bach, o compositor aos dez anos ingressou na Escola São Tomás em Leipzig, onde seu pai era Kantor em 1723. Graduou-se em jurisprudência nas universidades de Leipzig (1731) e Frankfurt (1735), mas logo abandonou tal carreira para dedicar-se exclusivamente á música ( www.moo.pt).
        Emanuel Bach foi um dos compositores mais influentes em sua geração. De 1740 a 1768 esteve em Berlim, a serviço da corte de Frederico, o Grande, depois foi diretor musical das cinco maiores igrejas de Hamburgo. Nessa época ele era um dos mais habilidosos e reconhecidos executantes de instrumentos de teclas da Europa. Além disso, atuava como regente em concertos públicos contribuindo assim para revitalizar o ambiente musical daquela região.
         Sua reputação foi estabelecida devido às suas séries de sonatas, a primeira delas contendo  seis peças, publicadas em 1742 (as Sonatas Prussianas) dedicadas a Frederico II. E em 1744 confeccionou uma nova série de seis sonatas (as Sonatas Württemberg) dedicadas ao grão-duque de Württemberg,
        O instrumento preferido de C.P.E. Bach não era o cravo, mas sim o clavicórdio, que era mais suave e intimista. Possuía uma capacidade maior de exprimir as mais sutis dinâmicas. Porém o clavicórdio sofreu uma breve queda na sua popularidade na Alemanha e em meados do século XVIII, antes de ser de fato suplantado gradualmente pelo pianoforte. As últimas cinco séries de sonatas de Emanuel Bach (1780 – 1787) já foram escritas para este instrumento (GROUT e PALISCA, 2007, p. 488).
Nas obras de Emanuel Bach incluem–se oratórias, pelo menos três volumes de canções, várias sinfonias e música de câmara. Durante o período que esteve em Berlim escreveu um conjunto de Magnifcat em que aparecem traços da influência de seu pai, uma Cantata de Páscoa e algumas cantatas seculares. Contudo, seus trabalhos mais numerosos e mais importantes são as peças para cravo e clavicórdio, nos quais ele compôs cerca de duzentas sonatas e outros solos, incluindo o conjunto Mit Veranderten Reprisen (1760-1768).
Em 1768 C.P.E. Bach recebeu de herança do seu padrinho Georg Philipp Telemann um cargo de Kapellmeiter (mestre de capela) de Hamburgo, com isso passou a dedicar - se com mais intensidade a música sacra, escrevendo o oratório Die Israeliten in Der Wüste no ano seguinte e entre 1679 e 1788 adicionou mais de vinte conjuntos da Paixão e cerca de setenta sonatas litanias, motetos e outras obras liturgias (www.8notes.com).
Carl Philipp Emanuel Bach introduziu em suas obras instrumentais seções de diálogo e passagens de recitativo. Seu estilo expressivo e de muitos de seus contemporâneos era marcado principalmente pela surpresa, mudanças bruscas na harmonia, modulações estranhas, pausas tensas e mudanças de textura. Juntamente com os aspectos subjetivos e emotivos do estilo Emfindsamkeit, que teve seu auge nas décadas de 1760 e 1770, também denominado de  Sturm und Drang (tempestade e ímpeto) utilizado para denominar a literatura alemã do mesmo período, era um estilo sensível e dramático:
“Segundo VAN ESS (1970), a leveza de mentalidade rococó característica do estilo galant francês, disseminada em toda Europa pelos ventos do Iluminismo, estava presente também na música produzida na Alemanha. O espírito germânico ocasionou, no entanto, o surgimento de uma nova estética, através da inserção de um novo elemento, que a razão e a elegância da música francesa procuravam domar: a emoção humana. Mais recentemente, corroborando essa opinião, PAULY (2000) observa que, ainda que a influência francesa fosse sentida na Alemanha – Frederico II chegou a receber Voltaire em Potsdam para longos colóquios –, foi nesse período que emergiu o estilo germânico na música. Assim, por volta de 1740, tendo como mais ilustre representante o irmão mais novo de Wilhelm Friedemann, Carl Philipp Emmanuel Bach, mas também seus contemporâneos de Manheim, Berlim e Viena, vigorou no norte da Alemanha o Empfindsamer Stil (estilo sensível)” (ROSA, 2011, p. 135-142)
O Emfindsamkeit Still tem influência das idéias iluministas da música como veículo do sentimento, com forte negação da textura contrapontística e esforço para reduzir os ornamentos, por meio de um expressivo melodismo:
 “As principais características técnicas do empfindsamer still, de que C.P.E. Bach foi um dos principais expoentes podem ser observados no segundo andamento, poço adágio, da quarta das Sonaten... fur Kenner  und Liebhaber  (Sonatas para Conhecedores e Amadores), publicadas em 1779. Começa com uma espécie de suspiro melódico, um motivo cantante terminando numa appoggiatura que se resolve num tempo fraco, seguida de uma pausa, tudo isso ornamentado com mordentes, Scotch snaps e tremolos ,  em resumo, com galanterie como então se chamava a estes processos. A multiplicidade  nervosa dos esquemas rítmicos em constante mudança – breves figuras pontuadas, tercinas, escalas assimétricas de cinco e treze notas – confere à música de caráter inquieto, efervescente. Os comp. 6 – 10, fazendo a transição par o domínio da relativa menor, ilustram a combinação de sentimentalismo e galanteia que tão característica do estilo de Bach. O movimento cromático impele delicadamente a repetição seqüencial para o objectivo tonal, enquanto as notas não harmônicas, em particular as appoggiaturas, garantem uma tensão e uma vivacidade initerruptas. Assim, a ornaemntação desempenha uma função precisa, em vez de constituir um mero acessório da expressão (PALISCA, 2007, p. 488-489).”

Outra característica do estilo é o uso de figuras de suspiro em alternância de modo a introduzir um pathos de acentuado sentimento. Especialmente nos adágios, movimentos lentos, realizavam-se grandes explosões emocionais, sendo eles alcançados por meio de modulações enarmônicas para regiões remotas.
Mas, uma das obras mais importantes de C.P.E. Bach é a Versuch über die wahre Art das Clavier zu spielen (Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado), que versa sobre a boa execução do instrumento. É um guia para a ornamentação, fundamentos estéticos, dedilhado, baixo contínuo e improvisação.
O Ensaio de Emanuel Bach foi escrito num ambiente cultural que representava a vanguarda do mundo musical do século XVIII. Define regras de ornamentação de forma clara e segura, introduz a aceitação do dedilhado moderno ( inserção do dedo polegar) e oferece instruções a respeito da arte do acompanhamento.
“ Tantas são as vantagens que possuem o instrumento de teclado quantas são as dificuldades que eles estão submetidos. Sua perfeição seria fácil de demonstrar, se fosse necessário, pois eles reúnem características que outros instrumentos só tem separadamente. Com o teclado pode-se obter uma harmonia completa, ao passo que com outros instrumentos seriam necessários três, quatro ou mais deles alem, de outras vantagens deste tipo...”
“Um músico não pode mover os sentimentos a menos que ele também  movido . Ele deve necessariamente sentir todos os afetos se ele espera despertar-los na sua audiência. O revelar do próprio humor estimulará o humor no ouvinte. Se a música tem passagens tristes, o artista tem que se adoecer e tem que se sentir triste. Da mesma forma, em passagens vivamente joviais o executante têm que se pôr novamente no humor apropriado e, assim, constantemente variando as paixões, ele conseguira despertar os afetos nos outros (BACH, 2009. p. 17-18)”.
Carl Philip Emanuel Bach participou intensamente do movimento musical de seu tempo, seguindo uma tendência geral para a cientifização do conhecimento e contribuiu para a criação de um estilo musical que foi se afastando cada vez mais do Barroco. Neste estilo é possível encontrar elementos que predizem não só o Classicismo, mas também o Romantismo.
Os alunos mais famosos de C.P.E. Bach foram Johan Christian (1735 – 1782) e Frantz Xaver Dussek (1731 – 1799). Sua fama como fundador de escola deve – se a suas obras e do Ensaio. Haydn chamava o Ensaio de “a escola das escolas” e Mozart, Beethoven, Clementi e Czerny recomendavam seu estudo (BACH, 2009. p. 9).

LINKS RELACIONADOS
Nos links a seguir é possível baixar partituras de Carl Phillip Emanuel Bach:
Links onde está disponível o áudio das obras de Carl Phillip:
http://pesquisa.fnac.pt/Carl-Philipp-Emanuel-Bach/ia172175                                                                 
Obras em ordem cronológica:
Discografia:
http://www.pennuto.com/music/cpediscs.htm                            
Vídeos:


FONTES E REFERENCIAS


LIVROS:

BACH. Carl Philipp Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado.
Tradução: Fernando Cazarine. Campinas- SP. Editora UNICAM – 2009
FRANCISCO, Keyla, Manual del História del Arte III, Santo Domingo, 2004.
GROUT, Donald V. e PALISCA, Claude V. História da música ocidental. Tradução: Ana Luiza Maria, Lisboa, Gradiva, 2007. 
ROSA, S. A; JANK, H. Per musi. Revista acadêmica de música. Belo Horizonte, n.24, 2011, p.135-142


FONTES ELETRÔNICAS:

NETO, Dionísio Machado, História da Música V CMU 244 Módulo III. Concerto preclassicismo.moodle.stoa.usp.br.http//:moodle.stoa.usp.br/mod/resource/view.php?id=43205 data de acesso:26/10/11
HUBEART, T.L. Jr. A Tribute to Carl Philipp Emanuel Bach. Editor: T.L. Hubeart Jr. J.G.Pennuto. http://www.pennuto.com/music/cpe_bach.htm data de acesso:26/10/11







A Tribute to Carl Philipp Emanuel Bach. 1996-2002 by T.L. Hubeart Jr.

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