Franz Joseph Haydn nasceu em Rohrau, Áustria 31 de março de1734 e faleceu no dia,31 de maio de 1809, em Viena. Foi um dos principais compositores do Classicismo,período marcado pela música instrumental, e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do estilo clássico na música, durante o século XVIII. Foi um dos compositores que mais escreveu, deixando uma vasta produção musical, marcando a música ocidental, responsável por 104 sinfonias.O desenvolvimento formal e estrutural da forma sonata e o tratamento instrumental passam necessariamente pelo trabalho desenvolvido por Haydn nas suas obras sinfônicas e concertos para instrumento solo.Ao lado de Mozart e Beethoven,Haydn dominou sua época impondo à história sua definição do Classicismo.
Haydn foi a grande medida um autodidata, um trabalhador paciente e persistente, um homem modesto, um maestro excelente, mas não um solista virtuoso (embora por vezes tocasse viola nos quartetos de cordas), metódico e regular na gestão dos seus assuntos, e um músico que, no conjunto, viveu satisfeito ao serviço de um nobre, tendo sido, aliás, o último compositor eminente a viver assim.(GROUT ePALISCA,1994,p 511.)
Haydn compôs apenas um concerto para trompete datado de 1796, foi dedicadoao trompetista da orquestra de Viena Anton Weidinger, que desenvolvera oprimeiro trompete que possibilitava ao músico uma execução diatônica e cromática. Antes da criação de Weidinger, o trompetista podia apenas emitir sons correspondentes a uma determinada série harmônica, limitando-se a pequenos trechos musicais. A partir de 1500 já se conhece sobre obras escritas para o trompete, mas o instrumento até o momento não possuía todos os recursos técnicos, limitado de realizar as modulações, sendo necessária a construção do sistema com tubos.
Até 1750, as notas produzidas pelo trompete eram restritas à série harmônica. Com a vibração dos lábios, o som produzido pela coluna de ar dentro do instrumento produzia a séria harmônica de um som gerador. Para obter novas séries foram realizadas varias experiências nas quais resultariam no desvio do ar dentro do instrumento.
Até meados de 1750, o trompete só podia produzir notas restritas à série harmônica. Alguns músicos estavam descontentes com isso. Na segunda metade do século XVIII, várias experiências interessantes foram feitas: mãos na campana (como na sonata de Beethoven para trompa), e o trompete de vara, que foi usado na Inglaterra e na França. Uma terceira experiência tentada na época por vários trompetistas europeus foi o uso das chaves – como as do clarinete e do saxofone. Basicamente havia a corneta com chaves, tocada com duas mãos, e o trompete com chaves, que era tocado com a mão direita. O trompete com chaves foi o instrumento mais aperfeiçoado da época, pois possibilitava a emissão de outras notas além da série harmônica do instrumento. (DISSENHA, FERNANDO). Caderno de Trompete. Irmãos Vitale, 2008, p 36.
Em 1793, Wendinger começa a desenvolver o trompete de chaves. Ele produzia a escala de Eb, G e Bb, mas deveria ser tocado numa região grave, possibilitando o uso do cromatismo dando um grande avanço tecnológico em relação aos demais. Anton Wendinger executou essa peça em público apenas em 28 de março de 1800 no Imperial Royal CourtTheatre.
O concerto para trompete necessitava de pelo menos três chaves o que se tornou possívelcom a criação do trompete de Weidinger. A invenção das chaves foi sem dúvida um grande avanço para o trompete, mas que seria superada por outra que traria a evolução do que é hoje o trompete, que foi os pistões sendo responsável pelo desenvolvimento dos pistões o alemão Heinrich Stozel, por volta de 1815, ou seja, quinze anos depois da estreia do concerto de Haydn.
Anton Weindiger já conhecia Haydn quando o mesmo fora seu padrinho de casamento e também que em 1796 Weindiger, pediu-lhe que escrevesse um concerto para trompete a ele dedicado. Nesse momento Haydn não demonstrava qualquer interesse pela música instrumental se dedicando na composição de missas e de seus dois grandes oratórios, masWeindiger acabou convencendo-o. A invenção de Wendinger atrai a atenção de Haydn para o instrumento, ficando ele focado em fazer obra para o trompete, onde poderia colocar novas ideias por causa do novo instrumento.
O concerto foi orquestrado para a seguinte formação:
2-Flautas
1- Oboé
2- Fagote
Violinos
Violas
Violoncelos
Contrabaixo
3- Trompas
2- Trompetes Eb e 1- Trompete Eb Solo
Tímpanos
O concerto para trompete em Eb foi o último concerto composto por Haydn.A estrutura do primeiro movimento remete à forma sonata, com os dois temas exposto, um pequeno desenvolvimento e reexposição.
O segundo movimento, um andante em compasso composto de 6/8, apresenta um tema em Lá Bemol Maior com uma pequena sessão de contraste em menor e a volta ao tema em Lá Bemol Maior. O Movimento teria, assim, uma pequena forma de A-B-A.Por fim, Haydn, escreve no terceiro movimento um rondó com um tema agradável e de fácil assimilação. Sua estrutura é uma sonata de forma Rondó.
A abertura é um allegro festivo e radiante. A orquestra introduz os principais temas antes do solista. O primeiro motivo pede um crescendo permitindo posteriormente que o trompete use seu novo estoque de notas graves. Este motivo evolui para uma fanfarra, enriquecida por trinados e outros ornamentos. O desenvolvimento da peça exige que o instrumentista use diferentes pisto o que seria impossível com um trompete anterior à Wendinger, o segundo movimento revela o pleno lirismo e expressividade, esse movimento mostra a capacidade do instrumentista modular a partir de uma chave para outra. (ARAÚJO,FELIPE)HTTP://TOCARTROMPETE.blogspot.com
Rondó
O Rondó vem da dança francesa 'Rondeau' (literalmente 'Roda'), de caráter circular, que também fazia parte da suíte de danças barroca, em que um tema é sempre retomado depois de passar por uma série de variações. O rondó seria assim: Tema A - Tema B - Tema A - Tema C - Tema A e final (A-B-A-C-A). Cada seção intermediária, ou episódio, possui algum tipo de contraste à primeira seção A. Em geral, os temas apresentados nos episódios do rondó são novos, de tonalidade, dinâmica e ritmos diferentes que o da seção principal. O rondó é um desdobramento da forma ternária, já que também lida com repetição e contraste.
Em termos práticos, o número de episódios de um rondó pode ser infinito, e realmente encontramos exemplos de rondós com 4, 5 ou mais episódios. Mas eles tendem à monotonia com extrema facilidade, razão pela qual o rondó de 5 seções (3 episódios)é o mais visitado.O Rondó foi incorporado à forma sinfônica pelo próprio Haydn, sendo geralmente disposto no final de uma sinfonia. Podemos ouvir exemplos típicos de Rondó nos últimos movimentos dos concertos clássicos, como os de Beethoven para piano, principalmente os 3 primeiros, bem como nos de Mozart e Haydn.
O Rondó vem da dança francesa 'Rondeau' (literalmente 'Roda'), de caráter circular, que também fazia parte da suíte de danças barroca, em que um tema é sempre retomado depois de passar por uma série de variações. O rondó seria assim: Tema A - Tema B - Tema A - Tema C - Tema A e final (A-B-A-C-A). Cada seção intermediária, ou episódio, possui algum tipo de contraste à primeira seção A. Em geral, os temas apresentados nos episódios do rondó são novos, de tonalidade, dinâmica e ritmos diferentes que o da seção principal. O rondó é um desdobramento da forma ternária, já que também lida com repetição e contraste.
Em termos práticos, o número de episódios de um rondó pode ser infinito, e realmente encontramos exemplos de rondós com 4, 5 ou mais episódios. Mas eles tendem à monotonia com extrema facilidade, razão pela qual o rondó de 5 seções (3 episódios)é o mais visitado.O Rondó foi incorporado à forma sinfônica pelo próprio Haydn, sendo geralmente disposto no final de uma sinfonia. Podemos ouvir exemplos típicos de Rondó nos últimos movimentos dos concertos clássicos, como os de Beethoven para piano, principalmente os 3 primeiros, bem como nos de Mozart e Haydn.
Após a primeira apresentação do concerto com a parte solista executada por Weindiger, o concerto caiu no esquecimento sendo redescoberto no final de 1800. Paul Handkeprimeiro trompete da Orquestra de Filadélfia (1901-1903), primeiro trompete da Orquestra Sinfônica de Chicago (1903-1912) foi um dos primeiros atranscrever a parte do solo do manuscrito original de Haydn, transcrição esta datada de 1899.
Luís Carlos Rodrigues Costa
BIBLIOGRAFIA
CANDE, Roland de. História Universal da Música. Tradução. Eduardo Brandão. 2.ed. São Paulo: MartinsfontesEditora,2001
DAHLQVIST, Reine. The keyed trumpet and its greatest virtuoso, Anton Weidinger.Nashville: BrassPress,1975.SeriesBrassresearchseries,nº1.
DISSENHA, Fernando. Sopro Novo Bandas Yamaha: caderno de trompete, São Paulo:IrmãosVitale, 2008.
HAYDN, Franz Joseph. Concerto pourtrompetteetorchestre en Mibmajeur. JoëlEymard. 2002.
JENKINS, Lucien (Org.). Manual ilustrado dos instrumentos musicais. Tradução. Denis Koishi; DanicaZugic.SãoPaulo:IrmãoVitaleS.A.,2009.OriginalemInglês.
MASSIN, Jean et Brigitte et al. Histoire de La Musique Occidentale. Ed. 1983. França: Fayard, 2007
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música. Tradução. Eduardo Francisco Álves. Edição Concisa. Rio deJaneiro:JorgeZaharEd.,1994.OriginalemInglês.
WILLENER, Alfred. Le concerto pourtrompette de Haydn. In: Actes de larecherche em sciencessociales: Surl’art, novembre 1988. vol 75, p. 54-61
Http://www.infopedia.pt/franz-joseph-haydn
TOCARTROMPETE.blogspot.com
ANEXO
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